Um medidor de força de campo simples
Uma Reprise do Communicator …
Verão 2011
Um medidor de força de campo é um instrumento que mede a força do campo elétrico que emana de um transmissor. Um medidor de intensidade de campo é na verdade um receptor simples. Após um circuito sintonizador, o sinal é detectado e alimentado a um micro-amperímetro ou, nesse circuito, a um voltímetro digital (DVM). Alguém mais usa um medidor de intensidade de campo (FS)? É como um radiômetro para energia de RF. Lembra do radiômetro? São aqueles pequenos quadrados em preto e branco que giram dentro de uma bola de vidro quando a luz brilha; quanto mais brilhante [ou mais quente] a luz, mais rápida ela gira. Cool “instrumento” da década de 1870.
Bem, um medidor de intensidade de campo é mais ou menos assim, pois, em seu auge, era usado por Hams e CB’ers para medir a força do sinal transmitido de qualquer antena – a uma distância geralmente de 1, 3 ou 30 metros ou qualquer outra medida distância que você tinha. Enquanto o medidor estiver “calibrado”, pode-se instalar a antena, montar um medidor FS X número de pés ou metros de distância, bombear 1, 5, 10 ou 100 watts e medir a “força” do RF campo a essa distância medida. Era simples: era possível ajustar a deflexão máxima do medidor, geralmente significava que o seu SWR estava no ponto mais baixo. Uma ferramenta OK se você não possui um sofisticado medidor de watt ou uma ponte SWR com novos ventiladores.
Hoje, ele pode ser usado pelo experimentador da antena Ham para medir o ganho da antena – em volts RF ou Db ou em qualquer escala que você tenha rotulado em seu medidor, até mesmo em unidades S. Um medidor de FS sensível pode captar bugs de baixa potência ou qualquer fonte de energia de RF – adivinhe o que esses caçadores de fantasmas usam? Mais útil se você gastou muito dinheiro e colocou um circuito sintonizado, atenuadores ou um pré-amplificador no circuito e, é claro, muitos LEDs.
Mas é claro que bons medidores de RF são caros e um pouco difíceis de encontrar, poucos na troca atendem hoje em dia … e geralmente são combinados com outros tipos de dispositivos de medição, medidores de watt ou SWR, portanto, mais dinheiro do que o típico Ham barato quer para servir.
Solução, faça o seu próprio !! AMD! Que conceito! Um simples medidor de FS é a coisa mais simples a ser feita e é bom o suficiente para ver se a antena em teste está irradiando mais potência do que seu antigo plano de terra, vertical móvel antigo ou apenas irradiando em uma direção específica ou em todas as direções.
Aqui está o que você precisa:
O uso de um medidor digital, ao contrário de um medidor analógico, tem algumas vantagens neste circuito.
Primeiro, a impedância de um DVM é muito alta, em torno de 10MΩ por volt na maioria dos medidores. Isso não irá desviar ou carregar o circuito do tanque. Segundo, comparado a um medidor analógico, diferenças muito pequenas na intensidade do sinal podem ser observadas com mais facilidade. Terceiro, um medidor digital terá melhor linearidade, respondendo bem a sinais fracos e fortes.
Tudo o que você deseja ver são os números, quanto maior o número, mais força do sinal. Apenas lembre-se de algumas regras básicas. Mantenha a distância e a energia iguais para todos os seus experimentos e desligue todos os rastreadores e digestores APRS, pois eles desejam adicionar 2 centavos às suas medições.
Se você o tiver em uma configuração portátil, poderá “ver” lobos, campos mínimo e máximo de RF enquanto caminha pela antena de teste. Ah, e depois coloque um conjunto de protetores de ouvido de cristal no lugar do seu DVM e você poderá ouvir a estação de transmissão AM mais próxima … bem, até que todos fiquem digitais.
Aproveitar!
O artigo original apareceu na edição Communicator – Summer 2011
Medidor de força de campo
Descrição.
H ere é um medidor de intensidade de campo à mão que pode ser utilizado para verificar a força de rádio AM signals.The circuito é muito útil para aqueles que montar os transmissores de rádio (especialmente no ajuste de fase final para o alcance máximo).
O circuito é essencialmente algum tipo de receptor AM. O capacitor C3 e o indutor L1 formam um circuito sintonizado para receber uma frequência específica (a frequência do seu transmissor). O diodo D1 detecta o sinal e se aplica à base do transistor Q1 (MPSA 18). A corrente do coletor do Q1 será proporcional à força desse sinal e será mostrado no medidor M1. Como resultado, a leitura do medidor será uma medida da força do sinal (da freqüência sintonizada) que cai na antena.
Diagrama de circuito com lista de peças.
Notas.
Medidor de força de campo VHF
Descrição.
Este é um medidor de intensidade de campo VHF de banda larga simples e de baixo custo. A intensidade do campo é medida convertendo o sinal de rádio em CC e medindo-o. O sinal de RF é captado pela bobina e retificado pelo diodo D1. Mesmo uma tensão CC muito pequena é suficiente para alterar a polarização do FET e será refletida no medidor como uma indicação da presença de um sinal de rádio. O medidor pode ser calibrado ajustando o preset R2 para fazer com que o medidor M1 leia ZERO na ausência de qualquer sinal de rádio. Este circuito não é muito sensível, mas pode detectar sinais de rádio de transmissores de FM portáteis até uma distância de alguns metros (ideal para demonstrações teóricas).
Diagrama de circuito com lista de peças.
- Recepção de SSTV
- TAMANHOS DE MÚLTIPLOS DE 1/2 PARA CABOS COAXIAIS
- Tabela Cabos Coaxiais
- Antenas e Propagação
- LogBook by QRZ