A teoria de funcionamento da antena blindada se baseia no fato das transmissões de rádio utilizarem-se de ondas eletro-magnéticas. E essas são compostas de duas componentes: uma elétrica e outra magnética.
A maioria das antenas está baseada principalmente para se usufruir da componente eletrica do sinal, enquanto que as antenas blindadas fazem uso da componente magnetica do sinal.
A antena aqui proposta foi resultado de uma visita ao frutífero shack de Valdemar Scaquetti em Caieiras, junto com Patamian e Gustavo Barreto, aonde o mesmo demonstrou as qualidades desta antena. Depois de longas pesquisas na internet verifiquei que o tema é bastante explorado pelos rádio-amadores, para transmissão em baixa potência.
Detalhe é que está antena destina-se apenas a recepção em equipamentos que tenha entrada de antena externa de baixa impedância; não funciona ligando-se em antenas telescópicas.
O cabo coaxial usado foi de 50 ohms, e os tubos, cruzeta e capa de PVC da marca Fortilit e Tigre. O capacitor variável é daqueles usados em rádio valvulados antigos. Esse modelo ainda pode ser acoplado ainda a um pré-amplificador, como a que testei na casa de Valdemar.
Aqui algumas das vantagens desta antena:
1 – Leve e de tamanho reduzido
2 – Atenuação e/ou eliminação de interferências eletro-magnéticas locais. 3 – Altamente direcional
4 – Baixa impedancia de saída